Loja Carimbo

Skills: Identidade Visual

carimbada

Encurtando distâncias

A ideia de aproximar o consumidor de obras de arte surgiu de uma experiência pessoal vivida pela arquiteta Adriana Junqueira: ao tentar comprar gravuras de um artista local, se deparou com várias dificuldades e decidiu então criar um lugar que diminuísse a distância entre a arte e seus consumidores, tornando-a mais acessível.
Mas a Carimbo vai muito além desse propósito, é um espaço onde cada objeto de arte, design ou decoração foi escolhido a dedo e todos juntos criam um ambiente inspirador, proporcionando uma experiência rica para qualquer visitante.

Posicionamento de marca

O primeiro passo foi entender e detectar o DNA do negócio. O posicionamento “Um espaço para se inspirar” foi escolhido antes que qualquer elemento visual fosse criado e guiou a criação durante todo o processo.

Identidade Visual

A borda característica e os miolos das letras inundados de tintas foram inspirações encontradas a partir da observação de impressões de diversos carimbos. Cores fortes e contrastantes foram escolhidas para dar um ar contemporâneo à marca e foram aplicadas na fachada, na papelaria e em toda comunicação.

O projeto de papelaria foi otimizado para que um único material pudesse ser utilizado de diversas formas, compondo com os carimbos personalizados.

Com o objetivo de contrapor o minimalismo da marca, um dos elementos decorativos da loja (uma parede preenchida por uma composição tipográfica em giz) foi duplicado na campanha publicitária.

Out of our box

Esse foi um projeto em que saímos do estúdio, fomos até a loja, interagimos com os produtos e usuários e deixamos a inspiração tomar conta de todo o processo criativo. Essa saída do meio digital nos levou a encontrar soluções alternativas com melhores custos e mais próximas da atmosfera da loja. Agradecemos a confiança da Adriana e o envolvimento da Helena, que apostaram em todas as nossas ideias e participaram de várias etapas desse processo.

Shortening distances

The idea of approaching the art consumer came from a personal experience lived by architect Adriana Junqueira: when trying to purchase prints from a local artist, she was faced with various difficulties. Thus, she decided to create a place that could shorten the distance between art and its consumers, making art more accessible to the public. But Carimbo goes far beyond that purpose. It is a space where each object of art, design or décor was handpicked and all together they create an inspiring environment, providing a rich experience for any visitor.

Brand positioning

The first step was to understand and detect the business DNA.  The “space for inspiration” idea was chosen before any visual element was created, and it guided the creation throughout the process.

Visual identity

The typical border and the blobbed fonts were inspired from the observation of prints of various stamps. Strong and contrasting colors were chosen to give a contemporary feel to the brand, and have been applied on the storefront, on stationery and in all communication.

The stationery design was optimized so that a single material could be used in several ways, matching the personalized stamps.

In order to counter the minimalism of the brand, one of the decorative elements of the store (a fully decorated chalkboard wall) was also used in the hype.

Out of our box

For this project, we left the studio. We went to the store, and interacted with the products and users, letting our inspiration take over the entire creative process. Looking at digital media from the outside has led us to find alternative solutions at lower costs, and closer to Carimbo’s atmosphere. We appreciate the trust and involvement of Adriana and Helena, who fully supported our ideas and participated in various stages of that process.

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